Sunday, October 30, 2011

UTILIDADE PÚBLICA - Nutricionista lista os 10 piores VILÕES alimentares para sua saúde.‏

Prezados,
Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho ou cachorro-quente e depois fica preocupado com as calorias que ingeriu. Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética e podem ser um risco para a saúde. Para esclarecer esses problemas, a nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos.
10º lugar: Sorvete
sorvete.jpg
Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas - substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho
salgadinho-milho.jpg
De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um "Frankenfood", ou "comida Frankenstein". Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º lugar: Pizza
pizza.jpg
Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º lugar: Batata frita
batata-frita.jpg
Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6 lugar: Salgadinhos de batata
salgadinho-batata.jpg
Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

5º lugar: Bacon
bacon.jpg
Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente
cachorro-quente.jpg
Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

3º lugar: Donuts (Rosquinhas)
doughnut.jpg
Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, "o pior tipo de gordura que você pode ingerir", alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: Refrigerante
refri.jpg
Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, "uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos". "Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes", diz a nutricionista.
Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet
refri-diet.jpg
"Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos", diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.
"Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos", conclui.

Tuesday, August 30, 2011

RECEITA SAUDÁVEL - meu Ensopadinho de Frango para o Dia a Dia

Desde dezembro passado tenho sido o piloto do fogão aqui de casa. Por razões óbvias, nossa alimentação é bem balanceada, quase sem sal, gordura, carne vermelha e afins.
Hoje quero compartilhar uma sugestão de refeição leve que preparo frequentemente aqui em casa e sempre faz sucesso. Costumo utilizar apenas sobrecoxas de frango cuja carne é mais macia e saborosa, pegando bem os temperos. Compro sempre na Perini Master as bandejinhas de 1Kg de sobrecoxas da Sadia, que vem com 10 a 11 pequenas unidades, ao contrário das outras que costumam vir com 5 ou 6 grandes.
Vamos lá.
Ingredientes:
1Kg de sobrecoxas de frango (se forem das grandes, corte-as ao meio;
2 limões (para lavar as sobrecoxas)
1 litro de água fervente (para aferventar as sobrecoxas antes do preparo)
2 colheres de sopa de óleo de Canola
1 cebola grande
2 batatas grandes, em cubos
2 a 3 cenouras, em cubos
1 chuchu médio, em cubos
abóbora em cubos, a gosto
2 bananas da terra, em pedaços
algumas folhas de couve, enroladas e presas em palitos
uma pitada de pimenta do reino
ervas finas a gosto

Para o molho:
3 a 4 tomates maduros, sem sementes
1 cebola grande
meio pimentão verde
cheiro verde a gosto (salsinha, cebolinha, coentro e hortelã)
4 dentes grande de alho
uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
suco de 2 ou 3 laranjas (não há nada melhor para deixar a carne do frango bem macia e soltando do osso, inclusive para assar)
sal a gosto (aqui em casa usamos sal light em quantidade bem reduzida)

Preparo:
lave bastante as sobrecoxas em água corrente, coloque numa vasilha funda e adicione o suco dos dois limões; misture bem e deixe por alguns minutos para tirar aquele cheirinho enjoado do frango;
em uma panela aqueça 1 litro de água; quando começar a ferver, abaixe o fogo e coloque delicadamente as sobrecoxas para que aferventem - essa operação fará com que a proteína ruim que há nas carnes (purina) e os antibióticos e/ou hormônios que dão às aves sejam eliminados, além de facilitar a limpeza e retirada da pele; não deixe cozinhar, basta aferventar em fogo baixo por uns dois ou três minutos; escorra e reserve.

Faça o molho:
num processador (melhor) ou no liquidificador, misture os tomates, uma cebola grande, o pimentão, os dentes de alho, cheiro verde, o azeite de oliva e o suco de laranja e o sal. Prefiro no processador porque nele fica meio grosseiro, enquanto que no liquidificador vira uma pasta. Reserve.

Pique a outra cebola, aqueça numa panela grande o óleo de canola, refogue a cebola até que fique dourada. Enquanto refoga a cebola, vá retirando a pele das sobrecoxas - sai facilmente após aferventar; quando a cebola estiver dourada, acrescente as sobrecoxas e refogue mexendo sempre até começar a dourar. Por cima das sobrecoxas salpique as ervas finas, a pimenta do reino e despeje o molho de tomates; se precisar, acrescente um pouco mais de água, talvez meio copo; acrescente os legumes em cubos e a trouxinha de folhas de couve; quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo brando com a panela tampada.
Deve cozinhar por cerca de 40 minutos ou até que os legumes estejam cozidos. O aroma vai invadir a sua casa e ajudar a abrir o apetite de todos.
Pra acompanhar, arroz branco ao alho e uma salada crua (alface, agrião, cenoura ralada, cebola roxa, tomates maduros, rabanete, pimentão, pepino japonês em fatias finas e o que mais seu paladar pedir).

Bom apetite.

Tuesday, June 28, 2011

Praticar esporte ou atividade física é fundamental, mas respeite seu limite.

Vida sedentária? ISSO NÃO TE PERTENCE...
Nosso corpo precisa estar em movimento para funcionar perfeitamente. Se você é daqueles que passa a maior parte do dia sem se movimentar por necessidade de sua atividade profissional, organize seu dia para que possa ter, pelo menos, uma horinha para uma atividade física. Mas, lembre-se: temos limites que precisam ser respeitados.
Correr ou caminhar? Se você é um atleta e tem longo histórico de atividades físicas, corridas leves são indicadas. Mas se você é aquele atleta de fim de semana ou raramente pratica alguma atividade, caminhar é a solução. Caminhar a passos largos, cadenciados, preferencialmente à beira mar, levando consigo sua garrafinha de água para não deixar de se hidratar. Use calçado apropriado, macio e confortável. Evite se exercitar por avenidas com trânsito intenso de veículos, pois respirar monóxido de carbono nunca é bom, ainda mais durante uma atividade física.
Consiga um tempinho após o almoço pra dar uma caminhada leve. Meia hora é suficiente. Aonde? Isso é fácil: ao sair do restaurante em direção ao trabalho, dê uma volta no quarteirão, ou escolha um caminho um pouco mais longo. Deixe o carro na garagem e vá a pé.
Academia? Sim, mas não se esqueça dos seus limites. Não queira em uma semana recuperar aquele ano inteiro que você ficou parado. Os resultados devem aparecer lentamente, dando tempo ao seu corpo para que ele se adapte à nova realidade. Busque sempre a orientação do professor/instrutor da academia, pois ele é credenciado a lhe mostrar os melhores exercícios pra você.
Alimentação leve antes e depois dos exercícios, mas não se esqueça da água, muita água na temperatura ambiente - evite beber água gelada principalmente próximo às atividades físicas (antes, durante e depois).
Faz muito tempo que você não se exercita? Experimente hidroginástica: exercícios dentro de uma piscina, sem impacto nas articulações e com a mesma carga de trabalho dos equipamentos de uma academia tradicional.
Não se esqueça de procurar um profissional da saúde para uma avaliação geral antes de iniciar sua mudança de hábitos.
Bom senso e moderação são as palavras chave para tudo em nossa vida.
Movimente-se.
Fernando Bichara

Monday, June 27, 2011

LEVAR UMA VIDA SAUDÁVEL É MUITO MAIS FÁCIL DO QUE SE PODE IMAGINAR

Prevenir é sempre melhor que remediar. Mantenha-se saudável. Beba muita água, caminhe, se alimente corretamente (comer pouco várias vezes ao dia), evite o sal e o açúcar (moderação), o ideal são 6 pequenas refeições ao dia.
Resultado: seu estômago não dilata; sua digestão está sempre acontecendo, o que faz com que seu metabolismo esteja sempre acelerado ajudando você a queimar calorias sem esforço; seu intestino trabalhará melhor, pois não terá sobrecarga de trabalho; seu organismo terá capacidade de absorver tudo, ou quase tudo de bom que o alimento lhe proporciona, sem desperdícios. Dependendo da pessoa isso pode levar mais tempo. Comece se habituando a levar na bolsa lanches nutritivos e saborosos, fáceis de comer a qualquer hora e em qualquer lugar, como uma maçã, banana, pera. Evite lanches perecíveis rapidamente ou excesso de farinhas. Aliás, falando em farinha, a farinha branca de trigo faz parte dos "pós brancos" que tanto nos prejudicam, juntamente com o sal e o açúcar.
Comece a mudar seus hábitos passando a tomar todos os dias, em jejum, uma caneca de água morna (ou um chá neutro) e aguarde meia hora para começar a se alimentar. Evite água gelada o dia todo. Mínimo de 3 litros de água por dia para estar saudável. Essa água morna começará a desintoxicar seu aparelho digestivo além dos rins. Em poucos dias vc começará a sentir diferença. .
Mantenha sua mente vibrando positivamente, pensamentos positivos que elevem seu espírito. Faça o bem.
Quantas pessoas você já cumprimentou afetuosamente hoje? Já abraçou seus familiares hoje?
Os chineses adquirem esses hábitos desde criança e vivem saudáveis e por muito mais tempo.
VIVER BEM E COM SAÚDE É MUITO MAIS FÁCIL DO QUE SE PODE IMAGINAR. E O MELHOR: SEM REMÉDIOS.